24/03/14

SEI O QUE É A EUTANÁSIA?


O texto seguinte foi elaborado por uma comissão de trabalho na qual tive o prazer de participar, sob a égide da Associação Vida Norte. O principal objetivo desta mensagem é ajudar a esclarecer a população portuguesa acerca da eutanásia, um assunto muito falado mas pouco conhecido.

 
Sabia que em Portugal é legal e considerado boa prática:

Respeitar a vontade do doente que, de uma forma esclarecida, pede para suspender tratamentos ou retirar meios artificiais de suporte à Vida.

Evitar o “encarniçamento” ou “obstinação terapêutica”, ou seja, não sujeitar o doente a tratamentos ineficazes ou de benefício duvidoso.
 
Desligar o ventilador ou outro meio de suporte vital nas situações de morte cerebral, determinada de acordo com os critérios definidos por Declaração da Ordem dos Médicos prevista no artigo 12º da Lei nº 12/93 de 22.04.

Usar morfina ou medicamentos similares para tratar a dor intensa, bem como usar sedativos para aliviar sintomas não controlados de outra forma.

Prestar Cuidados Paliativos a quantos deles puderem beneficiar.

Nada disto é eutanásia!

Eutanásia é a morte de um doente provocada intencionalmente pela ação (ou omissão) de um profissional de saúde, a pedido do doente para alívio do seu sofrimento.

Saiba ainda que:

De todos os países do mundo, só a Holanda, a Bélgica e o Luxemburgo têm a eutanásia legalizada.

Em Portugal, provocar ou acelerar a morte de uma pessoa doente é homicídio (artº 133º, 134º e 138 º do Código Penal Português).

Já existe uma lei que regula a possibilidade de manifestar a sua vontade sobre os cuidados de saúde que deseja ou não receber caso fique incapaz de expressar autonomamente essa vontade – TestamentoVital (DL nº 25/2012).

Sem comentários: