09/04/14

PARAGEM CARDÍACA: O QUE FAZER?




Uma paragem cardíaca ou cardiorrespiratória é a interrupção súbita e inesperada da respiração e dos batimentos cardíacos. Não inclui a morte natural por envelhecimento nem a morte por uma doença crónica e irreversível. Em caso de paragem cardiorrespiratória, devemos tentar evitar a morte através de medidas de reanimação.

Em alguns países é habitual ver pessoas sem formação médica tentar reanimar pessoas que tenham sofrido paragem. Você também pode fazê-lo.

O que deve fazer?

Siga os seguintes passos se alguém a seu redor perder o conhecimento:

1.  Grite e sacuda-o para comprovar se responde. Se não responder, peça ajuda e inicie a reanimação.

2.  Coloque a vítima no chão, incline a cabeça para trás e comprove se respira (se expira ar ou se notam movimentos respiratórios no peito ou na barriga).

3.  Se não respira, abra-lhe a boca e com o dedo tire tudo aquilo que o pode impedir de respirar: comida, dentadura se estiver deslocada, etc. Não retire a dentadura se esta estiver bem colocada.

4.  Pratique a respiração boca-a-boca. Com uma mão mantenha a boca aberta afastando o queixo. Com a outra tape o nariz. Depois inspire, sele a sua boca à da vítima e expire ar como se estivesse a encher um balão (chama-se ventilar). Espere 3 ou 4 segundos antes da segunda ventilação.

5.  Após as duas primeiras ventilações, observe se a vítima respira, tosse, engole ou se mexe. Se não acontecer nada, deve começar a massagem cardíaca.

6.  Ajoelhe-se junto à vítima, estenda os braços e apoie as suas mãos cruzadas sobre o peito da vítima entre os 2 mamilos. Aproveitando o seu próprio peso, pressione com as mãos o peito do doente e veja como este se afunda um pouco (4-5 cm). Para dar massagem cardíaca adequada é útil contar da seguinte forma: «e um, e dois, e três, etc.», a uma frequência de 100 por minuto.

7.  Se se tratar de um bebé, a massagem faz-se com a ponta de dois dedos; nas crianças com menos de 8 anos, com uma mão apenas.

8.  Por cada 30 compressões deve dar 2 ventilações, e assim sucessivamente até que a vítima respire ou se mexa, ou até que passem 20-30 minutos de reanimação sem nenhum resultado ou você esteja exausto e lhe seja impossível continuar reanimando.

Se em algum momento a pessoa respira, se mexe ou tosse, deve deitá-la sobre o seu lado direito.

Se são duas pessoas a reanimar, devem colocar-se cada uma de seu lado da vítima. Uma se encarregará da ventilação e a outra da massagem cardíaca. Nunca se fazem as duas coisas ao mesmo tempo e devem seguir a cadência de 30 compressões por cada 2 ventilações. Devem trocar de função regularmente, para não ficarem exaustas.

Fonte: Guia Prático de Saúde, p. 172.

Sem comentários: